quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Avaliação da nova Chevrolet S10

Quem chega de cara nova no mercado brasileiro - aliás, tudo novo - é a nova Chevrolet S10. A picape média líder de vendas desde o lançamento (1995) recebe uma remodelação completa, com tudo para encarar de frente as reestilizadas Hilux e L200 Triton, a recente Amarok, a Frontier de motor novo e a futura Ranger (que será apresentada no Brasil ainda no primeiro semestre). Mas, deixemos a concorrência de lado: vamos ver o que a nova S10 traz para o consumidor.


A Toyota Hilux definitivamente fez escola ao mudar em 2005, e se tornar a referência do segmento. A S10 passou por várias reestilizações sobre a mesma carroceria nestes 17 anos de carreira: em 1999 ganhou frente nova; em 2001, ficou mais "quadrada", com desenho mais musculoso; em 2005, teve a frente suavizada e em 2008 passou pela atualização mais mal-vista de sua trajetória, com vários elementos que poluíam o visual, como o falso scoop e o grande aplique de plástico na tampa da caçamba. Nos últimos anos, a picape vendia muito por ser uma opção mais em conta no segmento e por ter motor bicombustível. Só que há tempos, ter uma S10 não indicava mais possuir status. Felizmente, tudo mudou - e a velha S10 deixa de existir.

 


A frente, como você viu, possui os mesmos traços de outros GM locais e globais - Agile, Cobalt e Cruze são alguns exemplos. Mas na S10 o resultado agrada muito. E, apesar da semelhança da lateral com a Hilux, ao vivo a picape Chevrolet aparenta ser bem mais moderna, contrastando com a última mudança da picape Toyota, no final de 2011.

 

A S10 é a mesma picape Colorado vendida no exterior desde o ano passado. Durante a matéria, manteremos o foco na versão LT 4X4 2.8 Diesel (CTDI) cabine dupla automática, que provavelmente deverá ser a versão mais vendida do mix que abrange 12 combinações, mas falaremos também da versão LTZ (a S10 Branco Mahler das imagens). Infelizmente não tivemos acesso à versão LS, opção de entrada. Ela traz rodas de ferro, para-choques traseiros pretos, direção hidráulica e freios ABS (somente nas rodas de trás).

A S10 mudou totalmente também por dentro. O painel possui instrumentos agrupados em "binóculos" (cúpulas retangulares, como no Chevrolet Camaro). Infelizmente ela só tem os airbags frontais (mesmo na versão LTZ), que estão disponíveis desde a versão LT 4x2. Os comandos de ar-condicionado são iluminados pela cor "Ice Blue", típica dos Chevrolet atuais. Nas versões mais completas, há comandos no volante do câmbio automático e do sistema de som. E o espaço interno melhorou bastante. Só há o incômodo de não ter no que se apoiar para entrar na cabine na S10 LT.

 



A nova S10 possui duas opções de transmissão. A manual de cinco velocidades e a automática, de seis marchas com recurso Active Select (vem no pacote R7K, por R$ 5000 a mais). No mercado de picapes médias, o câmbio automático quase sempre é um item requisitado pelos consumidores


A versão LT possui algumas diferenças visuais em relação à LTZ. As rodas são aro 16'' (17'' na LTZ), com estilos diferentes (sempre com seis raios). Algumas partes (maçanetas, carcaças de retrovisores, molduras de faróis de neblina e para-choques traseiros na cor da carroceria (elas são cromadas na versão mais completa). Estribos e faróis com projetores estão na versão LTZ.
 

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