Quem chega de cara nova no mercado brasileiro -
aliás, tudo novo - é a nova Chevrolet S10. A picape média líder de vendas desde
o lançamento (1995) recebe uma remodelação completa, com tudo para encarar de
frente as reestilizadas Hilux e L200 Triton, a recente Amarok, a Frontier de
motor novo e a futura Ranger (que será apresentada no Brasil ainda no primeiro
semestre). Mas, deixemos a concorrência de lado: vamos ver o que a nova S10 traz
para o consumidor.
A Toyota Hilux definitivamente fez escola ao
mudar em 2005, e se tornar a referência do segmento. A S10 passou por várias
reestilizações sobre a mesma carroceria nestes 17 anos de carreira: em 1999
ganhou frente nova; em 2001, ficou mais "quadrada", com desenho mais musculoso;
em 2005, teve a frente suavizada e em 2008 passou pela atualização mais
mal-vista de sua trajetória, com vários elementos que poluíam o visual, como o
falso scoop e o grande aplique de plástico na tampa da caçamba. Nos últimos
anos, a picape vendia muito por ser uma opção mais em conta no segmento e por
ter motor bicombustível. Só que há tempos, ter uma S10 não indicava mais possuir
status. Felizmente, tudo mudou - e a velha S10 deixa de existir.
A frente, como você viu, possui os mesmos
traços de outros GM locais e globais - Agile, Cobalt e Cruze são alguns
exemplos. Mas na S10 o resultado agrada muito. E, apesar da semelhança da
lateral com a Hilux, ao vivo a picape Chevrolet aparenta ser bem mais moderna,
contrastando com a última mudança da picape Toyota, no final de 2011.
A S10 é a mesma picape Colorado vendida no
exterior desde o ano passado. Durante a matéria, manteremos o foco na versão LT
4X4 2.8 Diesel (CTDI) cabine dupla automática, que provavelmente deverá ser a
versão mais vendida do mix que abrange 12 combinações, mas falaremos também da
versão LTZ (a S10 Branco Mahler das imagens). Infelizmente não tivemos acesso à
versão LS, opção de entrada. Ela traz rodas de ferro, para-choques traseiros
pretos, direção hidráulica e freios ABS (somente nas rodas de trás).
A S10 mudou totalmente também por dentro. O
painel possui instrumentos agrupados em "binóculos" (cúpulas retangulares, como
no Chevrolet Camaro). Infelizmente ela só tem os airbags frontais (mesmo na
versão LTZ), que estão disponíveis desde a versão LT 4x2. Os comandos de
ar-condicionado são iluminados pela cor "Ice Blue", típica dos Chevrolet atuais.
Nas versões mais completas, há comandos no volante do câmbio automático e do
sistema de som. E o espaço interno melhorou bastante. Só há o incômodo de não
ter no que se apoiar para entrar na cabine na S10 LT.
A nova S10 possui duas opções de transmissão. A
manual de cinco velocidades e a automática, de seis marchas com recurso Active
Select (vem no pacote R7K, por R$ 5000 a mais). No mercado de picapes médias, o
câmbio automático quase sempre é um item requisitado pelos
consumidores
A versão LT possui algumas diferenças visuais
em relação à LTZ. As rodas são aro 16'' (17'' na LTZ), com estilos diferentes
(sempre com seis raios). Algumas partes (maçanetas, carcaças de retrovisores,
molduras de faróis de neblina e para-choques traseiros na cor da carroceria
(elas são cromadas na versão mais completa). Estribos e faróis com projetores
estão na versão LTZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário